Elevando uma Co.P. Qualidade de Software

Olá, no meu último post falei um pouco de alguns tópicos que tenho trabalhado fortemente em uma Transformação Ágil, entre elas a criação e fortalecimento de uma Comunidade de Prática de Qualidade de Software.

Hoje recebi um artigo falando sobre “10 Dicas para uma Comunidade de Prática” do meu amigo Vladson Freire, achei muito legal e tenho a obrigação de contribuir com um texto personalizado com os meus princípios e experiências vivenciadas nos últimos 2 anos sobre o assunto.

No início de 2016, criamos um grupo de pessoas com habilidades em testes automatizados e começamos a nos encontrar para compartilharmos experiências e dificuldades vivenciadas. Naquele período tínhamos um grupo de pessoas que atuavam em times e tecnologias diferentes, modelo tradicional de desenvolvimento, mas tínhamos duas coisas em comum: satisfação no compartilhamento e atuávamos no mesmo Framework de Testes Automatizados 🙂

Na ocasião tínhamos pessoas de duas empresas participando dos encontros semanais e compartilhando suas experiências.

Em ago/16 recebemos a oportunidade de maximizarmos um ambiente mais colaborativo e com ajuda mútua entre as pessoas, além de iniciarmos um Transformação Ágil de desenvolvimento de software na organização.

Entre as ações da transformação, identificamos a importância de um ambiente de compartilhamento de experiências e auto-organização entre as pessoas. Com isto, apostamos na maximização da Comunidade de Prática de Qualidade de Software e expandimos para outras pessoas que apoiavam o Ciclo de Desenvolvimento de Software.

Com o engajamento de algumas pessoas e a busca constante pela auto-organização e principalmente pelo crescimento orgânico da Co.P. passamos a fortalecer alguns aspecto que quero compartilhar com vocês.

#1 – Atitude e autonomia para “puxar” o grupo: É fundamental ter pessoas que acreditem na Co.P. e sintam-se apropriadas do tema.

#2 – Persistência e crescimento orgânico: Percebemos a importância da persistência na recorrência dos encontros e principalmente no crescimento orgânico do grupo de pessoas que participam da Co.P. . É mais valioso ter pessoas que participam espontaneamente, do que pessoas que estão presentes por “ordens” da chefia.

#3 – Fomentar o crescimento interno: Uma marca muito importante do grupo é fomentar o auto-desenvolvimento interno dando oportunidades para pessoas que fazem parte da Co.P. Sempre incentivamos que as pessoas da Co.P. sejam as principais geradoras de assuntos (melhorias, dificuldades, exemplos, palestras, etc). Entendemos que este ambiente é valioso para auto-desenvolvimento, visibilidade e amadurecimento das pessoas.

#4 – Confiança e ambiente “leve”: Com a evolução dos encontros percebemos a importância de termos um ambiente descontraído e que gere um alto grau de confiança entre as pessoas. Ah, muito importante, ser fora do ambiente de trabalho.

Com estas 4 dicas, posso resumir na importância das organizações e pessoas gerarem ambientes favoráveis ao desenvolvimento profissional, mas principalmente em um ambiente “leve”, descontraído e que gere um engajamento das pessoas no compartilhamento de aprendizados. Com a evolução do tempo, é fundamental entendemos que precisamos “cuidar” das pessoas e gerarmos ambientes adequados e favoráveis para a aplicação dos conhecimentos/experiências adquiridas ao longo da vida.

Nos encontros da Co.P de Qualidade de Software temos a oportunidade de compartilharmos/falarmos sobre: UX, Testes Unitários, Clean Code, Inspeção de Código, Cobertura, BDD, TDD, QA Ágil, Testes de Segurança, Testes de Performance, etc. além de DOJOS de Testes Automatizados, Testes Unitários, BDD e Inspeção de Código.

 

Anúncios
Sobre

Engajado, responsável e colaborativo! MBA em Gerênciamento de Projetos! Algumas certificações: PSC, CSM, CTAL-TM, Empreendedor, Desing Thinking e Lean Startups. Mais de 15 anos atuando com Qualidade de Software, Governança de TI (Processos e Contratos) e Gerenciamento de Projetos e Transformação Ágil.

Publicado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 517 outros seguidores

Follow Rodrigo Murari Severo on WordPress.com
Blogs que sigo
Samuel Lucas

Experiências e aprendizados

Márcio Habigzang Brufatto

Desenvolvedor, Palestrante e Aprendiz

Rodrigo Murari Severo

Entrega é Eficiência, Qualidade é Eficácia...

Jorge Horácio "Kotick" Audy

Compartilhar vivências cotidianas em Agile, nos seus 360°

Samuel Lucas

Experiências e aprendizados

Márcio Habigzang Brufatto

Desenvolvedor, Palestrante e Aprendiz

Rodrigo Murari Severo

Entrega é Eficiência, Qualidade é Eficácia...

Jorge Horácio "Kotick" Audy

Compartilhar vivências cotidianas em Agile, nos seus 360°

%d blogueiros gostam disto: